Orquidea Dichaea - NBS - Perfumada

Descrição

São espécies de crescimento monopodial, apresentam caule alongado, em fascículos ou não, com folhas disticamente organizadas e alternantes, normalmente viradas para um dos lados do caule.

Dividem-se em dois grupos principais: em um grupo as folhas não se destacam da Baínha, permanecendo presas ao caule depois de secas, os caules costuma ser pendentes e soltar raízes em pontos espaçados, além de apresentarem ovário e cápsulas levemente papilosos; no outro grupo, que já esteve apartado deste gênero, classificado como Epithecia Know. & Westc., apresentam folhas caducas, que caem depois de secas, os caules costumam ser ascendentes e as cápsulas e ovário em regra são lisos.

Em ambos os casos, os caules em regra são achatados lateralmente e por vezes se ramificam. As folhas são muitas, dísticas, articuladas, lanceoladas, de consistência herbácea. Muitas espécies florescem continuamente ou diversas vezes por ano. A inflorescência brota da axila das folhas e apresenta uma única flor, por vezes perfumada.

As flores são pequenas, arredondadas, normalmente com labelo lembrando o formato de uma âncora, trilobado, projetando-se para a frente. As pétalas e sépalas são côncavas, algumas vezer ovais, outras acuminadas, normalmente com pétalas menores que as sépalas. A coluna, alada, é provida de uma língua sob a cavidade estigmática, ereta ou ascendente, normalmente curta e espessa, portando antera terminal com quatro polínias duras e cerosas.

Avaliações

Avaliar Login

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Clique nas estrelas para avaliar

call-now