Nome científico: Pelargonium peltatum
Originários da África do Sul, há uma série de variedades de gerânios, podendo eles ser de porte ereto ou pendentes. A origem do nome da espécie vem da palavra grega "pelargos", que significa "cegonha", comparação do formato do fruto da planta com o bico da ave.
O gerânio é perfeito para pessoas que apreciam uma planta que preenche vasos deixando a sua jardineira, vaso ou canteiro com lindas flores! Planta que por muito tempo ficou com cara de "casa da vovó" e hoje tem seu lugar garantido em diversos tipos de paisagismo, por sua beleza e facilidade de cultivo. Seja em grandes canteiros formando renques, junto a muros ensolarados ou como planta de vaso os gerânios causam um belo efeito!
O gerânio é uma flor prática e exuberante. O maior segredo dessas plantas é sol, muito sol! Não gostam de muita água, por isso é bom deixar que o substrato esteja ligeiramente seco antes da próxima rega. Uma boa dica para floração abundante é sempre retirar as flores que estiverem secando para estimular o surgimento das novas. Além das flores, a folhagem é recortada e extremamente ornamental, com perfume muito característico.
O gerânio é muito cultivado também para a produção de óleo essencial, obtido a partir das suas folhas (principalmente da variedade Bourbon). Há uma série de propriedades medicinais nessa planta, sendo as mais conhecidas como bactericida, antisséptico e tônico para a pele. O óleo de gerânio tem cheiro semelhante a rosas e é usado na perfumaria para confecção de perfumes e sabonetes. A folha do gerânio é considerada um remédio natural para cortes e feridas, estacando qualquer sangramento.
O Gerânio é uma espécie de clima Tropical, Subtropical, Oceânico, Mediterrâneo, Temperado. Embora aprecie o calor, é bem versátil com relação ao cultivo e tolera climas frios.
O Gerânio deve ser cultivado sobre local de boa luminosidade e arejado. Protegidos de chuvas e ventos. Plantar em solo permeável, profundo e com boa drenagem. Locais com pouca luminosidade e úmidos não são muito apreciados por esta espécie. Se houver plantio de outras mudas num mesmo espaço plante com um distanciamento de 30 cm entre uma muda e outra. Regue de duas a três vezes por semana, dependendo do clima na sua cidade e de onde a planta está – se em vaso de barro ou local onde venta muito, ela desidrata mais depressa. Plante em vasos com furos em baixo, para melhor drenagem da água. Plantado direto na terra no jardim é recomendado que a terra seja arada antes para um solo mais solto. Evite fungos e com tesoura de corte próprio para plantas, remova flores e galhos que tenham morrido (eles estarão marrons).
Orquidário 4 Estações | Estrada do Sapopemba, km 36,5, nº26.592 - Mauá - SP | 06.927.512/0001-84 | WhatsApp: 11 3373-4206 - Telefone: 11 4555-2466. ®2014 Orquidário 4 Estações ...