Perguntas Frequentes | Contato | Como Comprar | Pagamento | Entrega e Devoluções | Tamanho das Plantas  
Orquidario 4 Estações
Cadastro | Minha Conta | Carrinho de Compras   
São Paulo, 29 de Julho de 2014
Orquidario4e
 Revistas/Coletâneas
 Produtos
Adubos
Etiquetas
Fibra de Coco
Kits
Substrato
Suportes
Tesouras / Afins
 Super Promoções
Clique e Confira!
 Vandas/Afins
Rhynchostylis
Vandas
 Híbridos 1
 Híbridos 2
 Cattleyas espécies
 Plantas especiais
 Cattleyas walkerianas
 Diversos 1
 Angraecum
 Arachinis
 Arundina
 Aspasia
 Bifrenaria
 Brassavola
 Brassia
 Bulbophyllum
 Calante
 Catasetum/cycnoches
 Caularthron
 Coelogyne
 Dendrobium
 Encyclia
 Epidendrum
 Gomesa
 Grobya
 Isabelia
 Laelia
 Lanium
 Leptotes
 Macradenia
 Masdevallia/Dracula
 Maxillaria
 Miltonia
 Neobenthamia
 Oncidium
 Papilionante
 Peristeria
 Phaius
 Phalaenopsis
 Pholidota
 Pleurothallis
 Psichopsis
 Rodriguezia
 Schomburgkia
 Scuticaria
 Sophronitis
 Spathoglottis
 Stanhopea
 Thunia
 Trigonidium
 Xylobium
 Meristemas
Amarelo
Flameada
Lilas / Rosa
Outras
Pintadas
Vermelho/Laranja
HOME » Substratos

Novos Substratos Alternativos para o replantio de orquídeas, visando à substituição e conservação da Dicksonia Sellowiana (Xaxim).

Nos últimos 2 anos vem sendo feitos experimentos com substratos alternativos visando a substituição do xaxim para o replantio de orquídeas epífitas e outras plantas que necessitam do xaxim para sua sobrevivência e fixação.

Temos feito experimentos em nossas estufas de crescimento com a fibra do côco, a casca de pínus e o último pouco conhecido entre os orquidófilos que é o cone do pínus (aquele fruto que se fixam às sementes do pínus).

Todos estes produtos são passados por um longo processo de tratamento para a retirada do tanino e esterilização, para poderem ser aproveitados com maior eficiência dentro dos vasos de nossas orquídeas.

 

Característica dos produtos:

Fibra do côco:
Se trata de um substrato com características de plantio e umidade bem parecida com o xaxim, com uma boa fixação boa umidade e média ventilação para as raízes. É um substrato quase inerte de nutrientes tendo que fazer uma adubação mais seqüencial se comparado com o xaxim (ver maiores detalhes em dicas de cultivo no site).

Casca de Pínus:
Este já é um substrato bem mais conhecido entre os orquidófilos e cultivadores de plantas. É um substrato com média fixação da planta no vaso, sendo obrigado à utilização em alguns casos de um tutor para fixar melhor a planta no vaso. A casca conserva o índice de umidade no interior dos vasos entre média a baixa sendo necessária uma maior freqüência de regas se comparado com o xaxim e a fibra de côco. É um substrato que, como a fibra de côco é necessária uma maior freqüência de adubações para a planta se desenvolver bem.

Cone do Pínus:
Sendo um substrato mais atual, seus testes começara aproximadamente em Janeiro de 2004 e os resultados até o momento foram surpreendentes se comparados com outros substratos alternativos. É um substrato que fixa uma umidade bem parecida com a do xaxim, por esse motivo o cultivador não precisou diferenciar suas regas em comparação aos outros substratos citados acima. Sua fixação é melhor que a da casca de pínus e mais inferior ao côco, sendo que em alguns casos um tutoramento seja necessário. Temos que adubar com uma maior freqüência também, pois é um substrato que não contem quase nutrientes, servindo apenas para a fixação da planta.

 

Maneiras que alguns produtores e colecionadores estão usando esses substratos em conjunto para tentar obter melhores resultados e um melhor equilíbrio na hora do plantio e da rega de suas plantas.

Uma parte de fibra de côco para três partes de cone de pinus;
Uma parte de fibra de côco para três partes de casca de pinus;
Duas partes de fibra de côco para três partes de cone de pinus;
Duas partes de fibra de côco para três partes de cone de pinus;
Meio a meio de fibra de côco com casca de pínus ou cone de pinus.

 

Detalhes mais técnicos poderão ser acompanhados na opção dicas de cultivo disponível em nosso site, com muitas dicas e sugestões de cultivos e o orquidófilo internauta poderá acompanhar tudo isto e algo mais com fotos em uma maneira bem didática de estarmos ensinando novas tecnologias e maneiras para se conseguir um melhor cultivo e uma melhor floração de suas orquídeas.

0 Produtos

Todo o site em até 6x!

Ascocenda Kuwadee Fragrance Nº 17
Ascocenda Kuwadee Fragrance Nº 17
R$100,00
R$75,00
veja mais ...

Orquidario4e

Orquidario4e

Orquidario4e